O ILIMIT Fundamental I pretende contribuir para a formação de pessoas inventivas, criativas e descobridoras que sejam capazes de criticar, comprovar e não aceitar sem refletir tudo o que lhes é proposto.

Por isso procura criar um ambiente físico e social que desde cedo encoraje a conquista da autonomia, uma vez que deseja formar pessoas intelectual e moralmente autônomas. Diante dessa visão, a escola se fundamenta em uma proposta de ensino mista (Construtivista e sócio interacionista) e utiliza também o método fonético na alfabetização.

Os professores procuram colocar à disposição dos alunos uma grande variedade de material; encorajá-los a serem ativos e curiosos; responder às suas necessidades afetivas; favorecer a interação social entre eles; criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento global e harmonioso. Em cada curso os educadores procuram estar atentos às necessidades de cada faixa etária, buscando estratégias que favoreçam o despertar para as novas descobertas. A proposta pedagógica objetiva o crescimento gradativo dos alunos respeitando aspectos cognitivos, emocionais e culturais. Favorecer o desenvolvimento da multiplicidade da inteligência é preocupação de todos os educadores envolvidos com o nosso projeto educativo.

O Ensino Fundamental I tem como proposta o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético dos alunos. Para nós, é imprescindível que no processo de aprendizagem aconteça uma troca constante entre aluno e professor. Valorizamos uma postura de trabalho em equipe cooperativa, em que o respeito mútuo, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios sejam a base para uma boa formação acadêmica.

Assim, como o ILIMIT Fundamental I se propõe a ser uma escola construtiva é de nossa responsabilidade:
. Promover uma formação acadêmica que amplie as possibilidades do indivíduo;
. Propiciar condições para que o aluno se posicione de maneira crítica, criativa, inventiva e descobridora;
. Planejar situações em que o aluno seja capaz de usar o seu conhecimento para compreender o mundo ao seu redor;
. Permitir ao aluno expressar e comunicar suas ideias;
. Garantir um convívio social democrático com ênfase na construção e compreensão das regras;
. Propiciar um clima harmonioso, valorizando os vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
. Desenvolver autoconfiança em suas capacidades, agindo com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da sua cidadania.

Tais metas orientam a organização do programa de todas as áreas que compõem o currículo da escola e a partir delas estão definidos os pressupostos metodológicos de cada uma das disciplinas.

. Um dos grandes diferenciais do ILIMIT – e um dos pilares do nosso projeto pedagógico – é nossa equipe pedagógica, composta por especialistas apaixonados por educação e que se coloca ao lado das famílias oferecendo-lhes assistência completa durante o fascinante processo de desenvolvimento das crianças e jovens, nossos alunos. O corpo docente do ILIMIT/Ensino Fundamental I se destaca pela qualificação, competência técnica, sensibilidade e experiência em interagir e viabilizar o desenvolvimento dos estudantes através da construção de conhecimento interdisciplinar e aplicado à realidade, ações integralmente planejadas e elaboradas a partir do conhecimento das características e necessidades de cada um dos momentos por que passam os alunos que nos propomos a acolher nesse segmento.

. Acreditamos que educação se faz com parceria: FAMÍLIA e ESCOLA têm papeis diferentes neste processo, porém, complementares. A coerência entre nossos objetivos, discursos e ações deve ser a base do esforço educativo que nos propomos a realizar em conjunto. Reuniões com os pais e/ou responsáveis, entrevistas específicas de acompanhamento, atendimento individual dos alunos/famílias pelo setor de Orientação Educacional são alguns exemplos da integração e assistência completa que deve permear esta parceria.

. Escola é lugar de encontro, trocas, aprendizagem constante. Conviver bem com a diversidade, aprender com ela e exercitar o respeito ao hos durante toda a sua estada conosco.

. Acreditamos que a construção de uma educação de sucesso depende de apoio, oportunidade, orientação adequada e dedicação. Profundo senso de justiça, noção clara de direitos e deveres, capacidade de se posicionar firme e significativamente nas situações de vida, trabalho e relacionamentos são, para nós, elementos essenciais de uma educação de qualidade. Assim, o ILIMIT/Ensino Fundamental I foi estruturado para proporcionar aos seus alunos uma mistura bem equilibrada de vivências que trabalhem todas essas dimensões do humano.

. A Tecnologia dos Aplicativos nos Tablets no Fundamental I no ILIMIT: O uso de ferramentas tecnológicas durante as aulas já fazem parte da nossa proposta pedagógica, pois são grande motivadores para o aprendizado das crianças. Os aplicativos que são disponibilizados para uso nos tablets, sempre estarão conectados com os conteúdos que os alunos estão desenvolvendo em sala de aula. Eles vêm complementar toda a programação de estudos, de forma dinâmica e interativa. Nossos professores recebem capacitação especial para o desenvolvimento deste trabalho com os alunos.

O PROJETO BILÍNGUE:

O Projeto Bilíngue é opcional e atende os alunos de Ensino Fundamental I e II, e tem como objetivo formar nossas crianças e adolecentes fluentes em inglês, proporcionando o aprendizado em um ambiente motivador, que estimule-os a desenvolverem suas competências linguíticas e que exponha-os ao conhecimento de um amplo universo cultural.

Horários de aula

horario de aula

O ILIMIT Educacional oferece aos alunos do Fundamental I a opção de estudo em PERÍODO INTEGRAL, para os pais que necessitam do apoio da Escola.

Pensando no bem estar do aluno, a escola oferece no período inverso ao da escolaridade monitoria especializada para recreação com jogos, brincadeiras e oficinas com atividades adequadas para cada faixa etária, além do momento para lição de casa.

Os pais também podem contar com a CANTINA ESCOLAR, administrada por profissional especializado, que oferece além de lanches elaborados segundo a legislação para cantinas escolares, refeições para os alunos de período integral, servidos no refeitório.

No ILIMIT Fundamental I, o aluno de período integral é acolhido com afeto e responsabilidade gerando tranqüilidade e segurança para os pais.

Horário:
PERÍDO INTEGRAL
Das 07h15 às 17h45

. 1º ANO: Foco no processo de alfabetização e desenvolvimento dos conceitos matemáticos através de atividades de letramento, jogos de alfabetização e brincadeiras lúdicas. Nesta fase os alunos brincam no parque todos os dias. As demais disciplinas ( História, Geografia e Ciências) são realizadas partindo sempre do conhecimento prévio das crianças e durante os projetos.

. 2º ANO: Alfabetização será concluída com ênfase nos questionamentos ortográficos. A leitura, interpretação e produções de textos são atividades básicas em Língua Portuguesa. Os alunos terão uma base sólida dos conceitos matemáticos. As disciplinas de História e Geografia e Ciências partem da realidade da vivência dos alunos.

. 3º ANO: Nesta série os trabalhos com leitura, interpretação e produção de textos são constantes. Em Matemática vivenciam atividades concretas para construção dos conceitos das 4 operações, assim como, as atividades do Sistema de Numeração Decimal, entre outras. As disciplinas de Historia, Geografia e Ciências são desenvolvidas de forma sistemática com conteúdos específicos.

. 4º e 5º ANOS: Nesta série os alunos interpretam diversos tipos de textos, vivenciam a gramática contextualizada, realizam produções de textos de diversos gêneros, apresentando coerência e coesão. As produções são mediadas durante a realização das mesmas por duas professoras, dando assim, assistência imediata aos alunos. Nas demais disciplinas são adotados livros didáticos como ferramenta para o desenvolvimento do nosso trabalho.? O Ensino Fundamental I conta com aulas de especialistas semanais de: ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS.

. O Colégio oferece o Período Integral somente aos alunos do Ensino Fundamental I. No Período Integral os alunos almoçam no Colégio após sua escolaridade descansam, realizam suas tarefas de casa, participam de jogos e brincadeiras e possuem horário de leitura, sendo que estão a todo o tempo acompanhados de uma recreacionista.

. Sistema trimestral de gestão acadêmica.

. Média mínima: 6,0 pontos.

. Processo de apoio ao aprendizado e recuperação contínua. Processo de recuperação paralela trimestral e anual: o estudante que não obtiver a média

O calendário abaixo é flexível. Qualquer mudança em relação às datas será comunicada com antecedência. Estudos do meio e síntese dos projetos com participação dos pais serão marcados na época, conforme a programação dos professores e disponibilidade dos locais para visitação. Comunicaremos aos responsáveis com antecedência.

Fundamental I/2017:

Até 27/01 – Pedidos de livros didáticos e paradidáticos na secretaria escolar com a Jéssica

31/01 – Reunião de Pais EFI / 19h30

 

01/02 – Início aulas 2º ao 5º ano/EFI

02/02 – Início das aulas 1º ano/EFI

06/02 – Início das aulas Proj. Bilíngue

24/02 – Carnaval na Escola/EFI

 

27/02 – Recesso (emenda)

28/02 – Carnaval

01/03 – Recesso (cinzas)

 

14/04 – Sexta da Paixão

21/04 – Tiradentes

 

01/05 – Dia do Trabalhador

06/05 – Feira Literária

 

13/06 – Feriado municipal

15/06 – Corpus Christi

16/06 – Recesso (emenda)

25/06 – Festa Junina

 

30/06 – Último dia de aulas/1º SEM

– RECESSO ESCOLAR –

31/07 – Volta às aulas

 

07/09 – Independência

08/09 – Recesso (emenda)

 

12/10 – Dia das Crianças

13/10 – Recesso (emenda)

28/10 – Feira Científi ca e Cultural

29/10 – Caminhada Rosa do Bem

 

02/11 – Finados

03/11 – Recesso (emenda)

15/11 – Proclamação da República

 

20/12 – Finalização do ano letivo

– Salas de aula retangulares;

– Biblioteca,

– Sala de arte,

– Sala de música e teatro;

– Laboratório de ciências;

– Parque infantil com areia;

– Quadra poliesportiva;

– Cantina;

– Salas ambientadas para o projeto bilíngue;

– Sala para descanso e atividades dos alunos de período integral (espaço lição de casa);

– Espaço multimídia (uso do Tablet como recurso pedagógico).

Facebook